Presidente Epitácio

Saímos de São Paulo, mas precisamente da Vila Formosa, zona leste,  dia 27/09/13 por  volta das 20h30min rumo a Presidente Epitácio, fomos de ônibus com 19 duplas a bordo,  e após algumas horas de viagem todos já estavam descansando pois o dia seguinte prometia, chegamos na Pousada Recanto do Tucunaré as 5:15min, a noite estava linda e sabíamos que o sol seria intenso.A espera para ir para o rio é interminável.

Logo que chegamos já fomos arrumando as tralhas, e não demorou muito já começou a clarear então eu não poderia de deixar de registrar um maravilhoso sol nascendo, a ansiedade só ia aumentando com o passar do tempo.

Ás 7:oo hrs o café já estava sendo servido então hora de forrar o estomago para um longo dia.

Os barcos já estavam a postos esperando os pescadores acabarem de tomar café e arrumar as tralhas.

Hora de dar uma conferida no rio, o dia estava propicio para pesca com iscas artificiais.

Para deixar registrada a passagem de nossa equipe por Epitácio levamos alguns adesivos e logo que mostrei para o nosso piloteiro
Eduardo ele já quis logo colar um em seu barco, enquanto ele colava o adesivo outro piloteiro viu e gostou do adesivo e também quis um para seu barco.

Não demorou muito tempo já estávamos na água, rumo aos primeiros pontos de pesca, nesta pescaria meu parceiro foi o Toninho Avelar.

Logo que paramos enquanto escolhia a isca joguei um lambari e não demorou já saiu o primeiro peixe da pescaria, uma piranha briguenta.

Nosso piloteiro já tinha nos alertado que o peixe estava muito manhoso naquela semana e não estavam atacando muito a artificial então era para agente arriscar bastante com o lambari, o Toninho ouvindo as dicas do Eduardo logo pegou um tucuninha pequeno com lambari, que logo foi liberado.

Também peguei um pequeno na sequencia, que também foi liberado

A paisagem deste lugar é fantástica.

O Toninho acertou um belo tucuna dessa vez na artificial de meia água, e enquanto ele tirava foto, um cardume veio atrás da minha isca, e ainda consegui pegar dois pequenos também na isca de meia água.

Chegando perto de meio dia o combinado era todos que estavam na pousada ir até uma ilha para se deliciar de uma galinhada preparada pela pousada, hora de repor as energias e dar uma descansada rápida para voltar ao batente.

Depois das energias renovadas voltamos a mais um ponto de pesca, o rio parecia um aquário e a empolgação tomava conta da gente novamente.

Depois do almoço estava difícil de achar os peixes, peguei um pequeno e logo liberei nem tirei foto, com o passar do tempo às coisas iam ficando mais difíceis, o peixe que não comia e o vento que começava a soprar com intensidade.

O fim do dia estava chegando e já tínhamos desanimado um pouco, perto das 17:00 hrs entrou um tucuna dessa vez maiorzinho, então a animação voltou novamente, tínhamos pouco tempo para pegar mais alguns peixes.

Por volta das 17:30 nosso piloteiro disse que já estava na hora de guardar as tralhas, quando a isca dele enroscou em uma pauleira, foi quando o Toninho estava recolhendo a isca e para nossa surpresa um ataque fulminante de um azulão, logo joguei um lambari em cima e também engatei um belo azul, o Eduardo tirou os peixes rapidamente do anzol e com muita agilidade joguei outro lambari, mais um bitelo engatado mas dessa vez o peixe levou a melhor estourando a linha e escapando, o Toninho jogou outro lambari e engatou outro azulão, eu amarrei o anzol e isquei mais um lambari e peguei outro azul.

Foi tão intenso que se parássemos para bater foto o cardume iria embora e ficaríamos só com uma foto de um peixe, então demos prioridade a capturar os peixes, a adrenalina foi a mil, fechamos o dia com chave de ouro.

Obs: os peixes são para o nosso próprio consumo e só pegamos os que deram medida.

Seguem algumas fotos da bagunça, no nosso quarto ficaram o Carlão, Wiliam, Toninho, todos gente boníssimas, e eu (Rodrigo).

Após o jantar já fui dormir pois estava muito cansado, de madrugada o céu desabou de tanta água, trovoada e vento que parecia que ia derrubar o quarto, até a luz acabou, acordei com o barulho e já pensei, amanhã já era nem vai dar para gente pescar, mas foi amanhecendo e a chuva parando, o vento que não dava trégua.

Quando o Eduardo chegou ele falou para gente esperar se o vento diminuísse um pouco sairíamos para o rio, caso contrario ficaríamos na pousada para não correr risco no meio do rio.

Quando o vento diminuiu um pouco fomos para o rio, mas as condições não eram nada boas, vento, rio mexido e chuva, mas somos Brasileiros e não desistimos nunca.

Pela manhã o Eduardo pegou um pequeno e o Toninho outro, esses viraram sashimi.

Depois do almoço voltamos para o rio e o tempo ainda continuava castigando nossa pescaria, já se passava da 15:30hrs e eu achando que sairia no Domingo sapateiro, foi quando engatei um belo amarelo com lambari.

Era um tal de colocar e tirar capa, mas agente continuava na batalha, e saíram mais três tucuninhas um do Eduardo que não deu para tirar foto por conta da chuva, um meu e um do Toninho, esses saíram na foto.

E assim foi nossa pescaria em Presidente Epitácio na pousada Recanto do Tucunaré.

Nosso Piloteiro foi o Eduardo, muito bacana e educado, recomendo para todos.

Eduardo (018) 997585929

2 Comentários to “Presidente Epitácio”

1. Roberto Mello disse:

Parabéns pela matéria, vamos juntos a pesca dos Robalos em Novembro…

2. Willian Arroyo disse:

Caraca se fala tanto de pesca esportiva e fez uma matança nos tucunas..